Brasil x Argentina – O maior confronto do mundo!

No decorrer da história, Brasil x Argentina se enfrentaram 101 vezes, com 39 vitórias brasileira e 36 argentina.

Mas por que esse é o maior clássico do mundo?

Sem contar a questão geográfica que por si só já é um bom requisito de rivalidade (quem nunca trocou farpas com o vizinho?) levamos em consideração a questão histórica de jogos.

Tudo começou em 1914, no primeiro jogo onde os hermanos venceram por 3×0, na semana seguinte, o Brasil fez 1×0. Um começo equilibrado, né? Pois vamos aos jogos históricos:

Brasil x Argentina – Copa do Mundo de 1974

Este foi o primeiro confronto entre nós e os argentinos. Na primeira Copa pós aposentadoria de Pelé na seleção, o confronto pelo torneio em plena Guerra Fria, na Alemanha Ocidental, em um cenário onde as Alemanhas ainda eram segregadas. O Brasil ganhou por 2×1 com gols de Rivellino e Jairzinho.

Foi o primeiro grande CHUPA que o samba mandou para o tango.

Brasil x Argentina - Copa do Mundo de 1974

Brasil x Argentina – Copa do Mundo de 1982

Essa seleção foi uma das mais marcantes. Assim como aquela de 1998 e 2006, foi um capricho dos deuses do futebol o time não ter sido campeão. O jogo em questão era válido pela Copa do Mundo da Espanha, o Brasil não deixou os hermanos se criarem. Com gols de Zico, Seginho Chulapa e Junior, a seleção Canarinha bateu por 3×1 os cabróns, tendo ainda como cereja do bolo a expulsão do jovem Diego Maradona.

Brasil x Argentina - Copa do Mundo de 1982

Brasil x Argentina – Copa América de 1989

Não só em Copas do Mundo, mas também em Copa América a freguesia persistia. O Brasil saiu vitorioso com o placar de 2×0 sobre a Argentina, com direito a GOLAÇO de Bebeto, um lindo voleio no ângulo das redes argentinas, gols que só grandes palcos, como o Maracanã, é capaz de proporcionar. O outro gol foi de nosso saudoso baixinho. Romário fechou o caixão argentino. O Brasil saiu campeão desta edição.

Brasil x Argentina - Copa América de 1989

Brasil x Argentina – Copa do Mundo de 1990

Talvez um dos clássicos mais fatídicos para nossa história em Copas, não só pela derrota frente a Argentina em terras italianas, mas pelo episódio antidesportivo, de maucaratismo de Maradona. O ídolo argentino “batizou” a água que ofereceu ao ex-lateral esquerdo Branco, que consequentemente o dopou e o Brasil jogou com um a menos, praticamente. Maradona tempos depois reafirmou isso nesta entrevista. A Argentina saiu vitoriosa do confronto por 1×0 e foi vice-campeã daquela edição, perdendo para a Alemanha na final (a bola pune).

Brasil x Argentina - Copa do Mundo de 1990

Brasil x Argentina – Eliminatórias da Copa 2000

O jogo foi sediado no Morumbi. Com a seleção que foi base para a Copa de 2002,  Brasil bateu a Argentina por 3×1, com gol do injustiçado Alex e destaque para nosso querido Vampeta, que fez 2 gols no jogo (EEETA EEETA EEETA EEETA, O MESSI NAO TEM COPA, QUEM TEM É O VAMPETA)

Brasil x Argentina - Eliminatórias da Copa 2000
Simeone e Alex

Brasil x Argentina – Final da Copa América 2004

Como não lembrar esse jogo? Talvez um dos confrontos mais memoráveis destas duas seleções. O Brasil competiu a Copa inteira com o time reserva e a Argentina vinha forte favorita. O favoritismo se consolidou, pois os hermanos fizeram 2×1 em cima do Brasil, começaram a fazer firula, provocações, mas Didico, inspirado, fez um golaço aos 48 do segundo tempo, jogando um balde de água fria nos argentinos. Méritos também ao goleiro Julio Cesar que fechou o gol nas cobranças de penalti. O Brasil saiu campeão deste jogo histórico.

Brasil x Argentina - Final da Copa América 2004
cadê o choro?

Brasil x Argentina – Copa das Confederações 2005

Esse jogo foi relativamente fácil. Com a injustiçada base da seleção para a Copa de 2006, o Brasil bateu a Argentina por 4×1, com dois gols do Imperador, Kaká e Ronaldinho Gaúcho (saudades quadrado mágico).

Brasil x Argentina - Copa das Confederações 2005
que jogadores da PORRA

Brasil x Argentina – Copa América 2007

Uma seleção que tinha Doni, Micon, Alex, Juan, Gilberto, Mineiro, Josué, ELano, Julio Baptista, Robinho e Vagner Love, contra a fortíssima Argentina que vinha com Riquelme, Verón, Messi e Tevez, além de Mascherano, Gabriel Milito, Ayala e Cambiasso. As casas de apostas davam como certo a vitória Hermana. O mundo Também. Mas qual o resultado final? Sim. Nem o mais otimista dos brasileiros imaginaria uma PIROCADA vitória por 3×0, visto os times que estavam em campo! Julio Baptista, Ayala (contra) e Daniel 7×1 Alves foram responsáveis pelos gols brasileiros naquele dia.

EU VIVI PARA VER ISSO!

Brasil x Argentina - Copa América 2007

É isso, amigos! Não tem motivo algum para temer nossos Fregueses. O Vampeta tem Copa e o Messi não. O Casagrande cheira mais que o Maradona. O Pelé é maior que essa seleção!

Qual será o próximo capítulo desse lindo clássico?


#DESCUBRA 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também

Close
Close