Higuita: Goleiro tem que ser “El Loco”.

Hoje nois vai falar dele memo, do “El Loco”, El Ousadura”, “El Scorpion”, ” El Hombre Decreto”, ele memo .. HIGUITA DA COLOMBIAAA

Ousado demais, estiloso demais, batedor de falta, e mais do que polêmico.

José René Higuita Buros Zapata

José René Higuita Buros Zapata, conhecido como Higuita, nasceu em Medellín (VAMO ATLETICO NACIONAL), no dia 27 de agosto de 1966. (ta tiozão hein, pae).

Por conta da sua OUSADURA nos gramados, no cabelo, uniformes alá Agostinho Carrara, Higuita tornou-se um ícone da irreverência dentro de campo. Seu estilo “louco” ou “ousado” de jogar, em que saia de sua área jogando e driblando adversários, muitas vezes mudava o jogo (bom um ruim, as vezes cagava, mas ele pode).

Higuita também ficou famoso por seus gols de faltas, de pênaltis, e pela fodendo defesa escorpião, (do inglês SCORPION [by Santana, Joel]) em que se joga para frente defendendo a bola com os pés. Tem o vídeo desse excepcional lance ai em baixo, dá uma atenção.

Com 41 gols marcados ao longo de sua carreira (37 de penaltis e 4 de falta), é, segundo a IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), o terceiro maior goleiro artilheiro de todos os tempos.

 

 

Carreira:

De baixa estatura para um goleiro, apenas 1,72m, Higuita começou sua carreira profissional futebolística pelo Millonarios, de Bogotá, em 1985. Um ano depois (em 1986) transferiu-se para o Atlético Nacional onde ganhou seus principais títulos: Copa Libertadores da América (1989), Copa Interamericana (1990) e (1997) e o Campeonato Colombiano (1994).

Higuita, início da carreira pelo Millonarios, de Bogotá

Em 1989, ajudou o Nacional de Medellin a conquistar a Copa Libertadores da América daquele ano. Na final, o Nacional lutava para vencer o Olimpia do Paraguai por 2 a 0, placar mínimo para tentar a sorte nos pênaltis. Jogando quase de volante, Higuita saía do gol com a bola dominada, e nenhum rival conseguia roubar a bola. O Nacional venceu a partida pelo placar que precisava (2 a 0), levando a partida para os pênaltis.

Ai o homem resolveu impor o: XÁÁÁ COMIGO (Leite, milton)!
Higuita defendeu quatro pênaltis, converteu um, e foi campeão da Libertadores. No Mundial Interclubes daquele ano, teve também atuação de destaque, mas não evitou a derrota para o AC Milan.

Higuita defendendo pênaltis

Em 1991, transferiu-se para a equipe espanhola Real Valladolid, mas não se adaptou e voltou para o Atlético Nacional e foi vice-campeão da Libertadores em 1995. Nesta competição, Higuita se consagraria novamente. Na semifinal contra o River Plate, o Nacional venceu na Colômbia por 1 a 0 com um gol de falta de Higuita. Na volta, em Buenos Aires, perdeu por 1 a 0 e teve que decidir a parada nos pênaltis.

Higuita na equipe espanhola Real Valladolid

Higuita defendeu uma cobrança e classificou sua equipe à decisão, que acabou perdendo para a equipe brasileira do Grêmio.

Em 1997, vai para o México jogar no Tiburones Rojos. Retorna à Colômbia em 1999 para jogar no Independiente Medellín e com rápidas passagens no Real Cartagena, Atlético Junior, Deportivo Pereira e Bajo Cauca antes de ir para o Equador jogar no Aucas em 2004. Nesse mesmo ano é pego no exame antidoping que detectou traços de cocaína e foi suspenso.

Retornou ao futebol para jogar no Guaros de Lara, da Venezuela, em julho de 2007. Volta para a Colômbia em 2008 e torna-se campeão da série B do Campeonato Colombiano com o Deportivo Rionegro. Nesse mesmo ano volta a jogar no Deportivo Pereira da primeira divisão.

Higuita, jogo de despedida em 2010
Jogo de despedida em 2010.

Após uma carreira que podemos dizer vitoriosa, Higuita encerrou a sua parte no futebol em 24 de janeiro de 2010.

Causos, literalmente:

Higuita tem um causos brabos dentro e fora de campo, não é a toa que escolhemos falar sobre ele em plena sexta-cheira de decreto.

Algumas coisas feitas foram vistas de forma muito positiva, assim marcando a carreira do monstro. Outro abalou bastante sua carreira, na Copa de 1990, quando perdeu a bola (fora de sua área) para o camaronês Roger Milla, que acabou marcando o gol da vitória de seu país, eliminando a Colômbia do Mundial disputada na Itália.

Também viveu polêmicas e dramas fora do futebol, como a suspensão por uso de cocaína, a péssima repercussão pela visita que fez a Pablo Escobar em 1991, entre muitas histórias que foram capas de noticiarios colombianos.

Eliminação da copa do mundo por perder a bola no jogo Colombia x Camarões em 1990

De acordo com algumas buscas e informações de noticiarios colombianos, vamos passar algumas informações dos perigosos “causos” que o nome do goleirão foi envolvido.

Higuita foi preso sob a acusação de violar a lei anti-sequestro, uma regra que foi emitida pelo então governo da Colombia, do presidente César Gaviria, para reduzir as taxas de seqüestros no país. O goleiro então com 27 anos, atuou como mediador na libertação de uma menina seqüestrada na cidade de Medellín, 220 quilômetros a noroeste de Bogotá, e recebeu das famílias das menos 50 mil dólares para a sua conduta.
As autoridades disseram que Higuita foi liberado porque não havia nenhuma acusação no limite de 120 dias estabelecido por lei, mas disse que ainda poderia enfrentar um julgamento criminal. O goleiro teve que pagar uma multa para liberdade.

Após sua prisão, ele foi deixado de fora da seleção da Colômbia que se classificou para a Copa do Mundo EUA 94.

O que ficou ?

Higuita, por mais problemas extra-campo, ficou marcado por bons e engraçados momentos. Deixou sua marca na história colombiana e em todo o mundo do futebol.

Atualmente, Higuita parece estar “aposentado”, curtindo sua vida usufruindo da carreira que construiu e linguas dizem que o monstro é ativão na internet, lá no seu Twitter.

Para finalizar essa semana do goleiro, escolhemos o unico gringo possivel para representação, afinal, sair jogando lá do gol, ser polemico, usava kit do Agostinho Carrara, metia gol, fazia defesas impossiveis, politico, ousado, campeão da Libertadores e assuntos de procedência duvidosa … É MUITO DECRETO PRA UM CARA SÓ!

SALVE COLOMBIA, SALVE HIGUITA, PARABÉNS PELO SEU DIA! CUIDA CUIDA

Aproveitando que é dia de decreto, cola na FutFanatics, os ousados lançaram a promoção que você ganha cinquentão de desconto em comprar acima de R$300 pila. Então bora se vestir tão bem quanto o Higuita!

Acessa o link: http://bit.ly/manualdogoleiro
E utiliza o CUPOM: GOL50

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também

Close
Close